visita

quinta-feira, 5 de julho de 2012

O QUE É PSORIASE??? PARTE 1

A Psoríase é uma estressante doença crônica de pele, caracterizada por manchas espessas de coloração vermelha e áreas escamosas chamadas placas(1).

A pele é composta por três camadas principais:
Cross-section of the skin
Corte transversal da pele          © 2008 A.D.A.M., Inc

A cada 28 ou 30 dias, a pele se renova com a formação, na sua camada inferior, de novas células, que ao amadurecer, sobem para a camada superior da pele ao longo de um período de 30 dias. Com a Psoríase, o processo de renovação se acelera e as células com padrão psoriasiforme podem se desenvolver e atingir a superfície da pele em apenas três a cinco dias.(2) Enquanto as células normais se soltam desapercebidas, as células epiteliais da Psoríase se acumulam e formam as lesões características da doença, escamosas e com relevos, ou placas.(2) A Psoríase pode ocorrer em qualquer parte do corpo, ainda que cotovelos, joelhos e couro cabeludo sejam os locais mais comuns.(2)
A Psoríase pode limitar-se a pequenas áreas do corpo ou então recobrir áreas grandes ou moderadas da pele. Sua classificação vai de moderada a severa. (3,4)

Quais são as causas da Psoríase?

A causa da Psoríase não é completamente compreendida. Entretanto, existem fortes evidências de que o processo de renovação acelerada das células é provocado pelo excesso de produção de uma substância conhecida como fator de necrose tumoral alfa, ou TNF-alfa(1,2). O TNF-alfa está envolvido no controle do processo inflamatório e, em quantidades normais, pode ajudar o organismo a combater infecções e a se auto-reparar.
Acredita-se que os portadores de Psoríase tenham uma pré-disposição genética para a doença (1,5,6) , que pode também ter sido ativada por fatores ambientais. Os fatores de ativação podem incluir stress, infecção por certos tipos de vírus e bactérias, ferimentos na pele ou reação a determinados medicamentos. (2)
A Psoríase afeta mais de cinco milhões de homens e mulheres na Europa (7). Os sintomas podem aparecer pela primeira vez em qualquer época da vida; entretanto, mais de um terço dos pacientes relata o início da Psoríase antes dos 16 anos de idade. (8)

O impacto invisível da Psoríase

É fácil enxergar os efeitos físicos da psoríase. O que a maioria das pessoas não percebe é que a doença também provoca sérios impactos emocionais e psicológicos. Pacientes com psoríase relatam uma sensação de vergonha e preconceito por causa da pele e sentem angústia e stress como resultado das reações dos outros.(6) Esse constrangimento faz com que os portadores de psoríase tentem se esconder: alguns chegam a trocar todo o guarda-roupa e compram apenas roupas que escondam sua pele. Em casos extremos, A Psoríase pode fazer com que as pessoas abandonem seus hobbies favoritos e até tornem-se reclusas, evitando olhares que possam magoá-las, comentários insensíveis e fugindo da constante necessidade de explicar a aparência da pele.(9)
A psoríase vem sendo associada a um aumento no risco de desenvolvimento de outras doenças como obesidade, (7,10) diabetes do tipo (27,10) e depressão. (6,8)
Além disso, os resultados de uma recente pesquisa europeia demonstraram que pacientes com psoríase de intensidade moderada a severa tendem a fazer escolhas pouco saudáveis no cotidiano: são mais propensos a fumar, menos dispostos a se exercitar regularmente e menos ainda a manter uma dieta saudável (11)
A psoríase também pode ser um fator independente de risco para ataques cardíacos, principalmente em jovens com psoríase severa. Pacientes na faixa dos 40 anos de idade e com psoríase severa estão mais sujeitos a sofrer um ataque cardíaco do que pessoas não portadoras dessa doença de pele.(12)

Referências:

  1. Gottlieb, A. Psoriasis: Emerging Therapeutic Therapies, Nature Reviewsvolume 4, Janeiro de 2005
  2. Schön MP, Boehncke WH. Psoriasis. N Engl J Med. 2005;352: 1899-912
  3. The National Psoriasis Foundation. About Psoriasis: Frequently Asked Questions http://www.psoriasis.org/about/faq/ Acessado Fevereiro de 2009
  4. The Psoriasis Association. What is Psoriasis? http://www.psoriasis-association.org.uk/what-is.html. Acessado Fevereiro de 2009
  5. Lebwohl M. Psoriasis. The Lancet. 2003; 361: 1197–204
  6. Richards HL et al. The contribution of perceptions of stigmatization to disability in patients with Psoriasis. J Psychosom Res. 2001; 50:11-15
  7. Christophers E. Psoriasis - Epidemiology and Clinical Spectrum. Clin Exp Dermatol. 2001; 26:314–320
  8. Paller, AS et al. Etanercept treatment for children and adolescents with plaque Psoriasis. N Engl J Med 2008; 358:241-51
  9. Dados dos arquivos da Pfizer
  10. Mrowietz U et al. The importance of disease associations and concomitant therapy for the long-term management of Psoriasis patients.Arch Dermatol Res. 2006; 298:309-319
  11. Dauden E. et al. Moderate to sever Psoriasis patients are more likely to smoke, less likely to exercise regularly and less likely to maintain a healthy diet than normal controls. Abstract FP 1233 from the European Association for Dermatology and Venereology Congress, September 2008
  12. Gefland J et al. Risk of myocardial infarction in patients with Psoriasis. J Am Med Assoc. 2006; 296:1735-1741

Um comentário: